Após ser acolhida por Iacanga, Copa SP é meta da base

Alojado e treinando a 50 quilômetros de Bauru, Norusquinha projeta possível retorno a tradicional Copinha até 2021

Em 2019, duas categorias do Esporte Clube Noroeste, a sub-15 e sub-17, fizeram as malas e se mudaram de Bauru para Iacanga, município vizinho. O objetivo da mudança foi para que a base tivesse condições de se manter em um alojamento adequado, seguro, com alvarás em dia, e ao mesmo tempo ter disponibilidade integral para os trabalhos tático, físico e técnico.
Agora, a base do Norusca voltou a planejar seu retorno à tradicional Copa São Paulo de Futebol Junior, competição que o Alvirrubro disputou pela última vez em janeiro de 2016, mas nos anos seguintes não contou mais com verba municipal.
De acordo com Luciano Sato, coordenador da base noroestina, caso o planejamento se concretize, e o Noroeste volte a disputar a Copa São Paulo de 2021, com juniores formados nos treinos em Iacanga, a sede, ainda sim, seria Bauru e os jogos da Copinha realizados no Estádio Alfredo de Castilho. Até lá, a base busca recursos de patrocinadores e verba de leis de incentivo ao esporte.

Noroeste é bem-vindo em Iacanga

Recebendo apoio e acolhida de Ismael Boiani, prefeito de Iacanga, e do secretário de esportes João Carlos Bugre, que é um ex-atacante do Noroeste do final dos anos 70, mudaram para Iacanga não só os cerca de 40 jogadores entre 14 e 17 anos, mas também praticamente toda a comissão técnica da base. Os meninos contam com grande estrutura do município, sendo o Estádio Municipal José Antonio Rossi e os ginásios municipais. O entorno do lago municipal também é utilizado para os treinos físicos e a Academia Fit Tec, que entrou como apoiadora desse projeto e sede seu espaço integralmente para os treinos dos meninos.
Os jogadores alojados estudam em duas escolas, a municipal Joaquim Caldas de Souza e a estadual Padre Jorge Matta. Eles residem em um alojamento com todos os laudos de vistorias do Corpo de Bombeiros atualizados, além de contar com rouparia, uma profissional de secretaria para cuidar do dia a dia dos meninos, sendo elo da base com os pais, e duas cozinheiras.
A base salienta que ainda recebe apoio de Bauru e da Semel, principalmente com ônibus para viagens de amistosos e partidas de competição. Na semana passada, o sub-17 do Norusca, representando Bauru no futebol masculino, venceu Borebi por 2 a 0 e faturou o título simbólico da fase regional dos Jogos da Juventude do Estado de São Paulo.
Por meio da assessoria de imprensa do clube, o secretário de esportes de Iacanga, José Carlos Bugre, falou sobre a instalação da base do Norusca na cidade. “O Noroeste é regional. É uma honra pra nós acolher os meninos de uma instituição centenária e nacionalmente conhecida, como é o Noroeste. Aqui em Iacanga eles têm total apoio e suporte para realizar um grande trabalho”, comenta o Bugre, que já balançou muitas vezes as redes adversárias, defendendo o Alvirrubro.

Estádio Municipal José Antonio Rossi
Academia FIT Tec Iacanga
Estrutura para treinos em academia patrocinadora
Frente do alojamento da base
Local conta com alvarás e laudo do Corpo de Bombeiros em dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *