Noroeste apresenta técnico, auxiliar e efetiva preparador físico


Adriano Kanaã assume o comando técnico para Copa Paulista ao lado de Gilmar Minelli e bauruense Guilherme de Paula, no trabalho de condicionamento
Noroeste apresenta técnico, auxiliar e efetiva preparador físico

Adriano Kanaã assume o comando técnico para Copa Paulista ao lado de Gilmar Minelli e bauruense Guilherme de Paula, no trabalho de condicionamento

O Esporte Clube Noroeste apresentou, no início da noite desta terça-feira (4), Adriano Kanaã, 42 anos, como novo técnico da equipe para a disputa da Copa Paulista 2019. Ele fez carreira como treinador e coordenador técnico de equipes do Paraná e Santa Catarina e terá como auxiliar Gilmar Minelli, 49 anos, que fez carreira como jogador em vários clubes, com destaque no São Caetano. Na famosa equipe do Azulão, ele esteve no elenco que conquistou notoriedade nacional após Acessos nas Séries C e B do Brasileiro, além de ter disputado a Copa João Havelange, o Brasileirão Série A de 2000.
A comissão técnica para a Copa Paulista 2019 terá para a função de preparador físico o bauruense Guilherme de Paula, que chegou ao clube em 2011, na época ainda como estagiário, e desde então foi ganhando seu espaço com trabalho na base e no profissional e ganhou a oportunidade do clube de ser efetivado como titular na função. O treinador de goleiros será definido pelo clube até sexta-feira.
O presidente Estevan Pegoraro esclarece que nestes últimos 60 dias esteve trabalhando nos bastidores, ao lado do gerente de futebol Deda e de um empresário parceiro do clube, para montar uma equipe de jovens atletas com dois objetivos. O primeiro deles é o de manter o Alvirrubro em atividade no segundo semestre, na Copa Paulista, levando em conta principalmente a questão financeira, onde o clube dispõe de poucos recursos para manter um time no mesmo patamar de uma disputa de Série A3. Para isso, está em vias de fechar contrato, até sexta-feira, de uma parceria com um grupo parceiro que deverá trazer a Bauru, ao menos 13 atletas. O clube comunica também que alguns destes atletas já chegaram nesta terça-feira, mas no início da próxima semana, após formalizações dos contratos de cada um deles, o Noroeste irá fazer apresentação dos reforços para imprensa e torcida.

O TREINADOR
Adriano Kanaã, natural de Coritiba (PR), foi jogador profissional da lateral-direita, tendo sido formado na base do Paraná Clube e depois jogou no Iguaçu do União de Vitória, onde foi campeão na Divisão de Acesso do Paranaense, mas depois teve lesões, entre elas de ligamento no joelho direito, que o fez encurtar a carreira nos gramados. Fora de campo, vem atuando nas funções de coordenador técnico e de treinador no futebol nos estados do Paraná e de Santa Catarina, com destaque para o time do Porto (SC), onde atuou em oito temporadas, entre 2009 e 2015. Entre este período ele trabalhou também no Caçadorense (SC), no Batatais (SP), pela Série A2, no Arapongas (PR), na função de coordenador técnico da base. Depois atuou no Campo Mourão (PR), Iraty (PR), Atlético Carazinho (RS) e mais recentemente, no primeiro semestre de 2019, na função de coordenador técnico no Paranavaí, na divisão de acesso do Campeonato Paranaense.
Adriano Kanaã não esconde a difícil tarefa de trabalhar no Noroeste, ainda mais com um tempo curto entre sua apresentação e o jogo de estreia, no dia 23, mas enalteceu o trabalho de todos os profissionais que vestem a camisa do clube. Ele lembrou ainda que todos os jogadores estavam em atividade e que há dedicação total nestes 19 dias de intensa intertemporada.
“Todos os jogadores que já tinham contrato (com o Noroeste) quanto os que renovaram e aqueles que estão chegando estavam em plena atividade no primeiro semestre, todos se cuidando nestas últimas semanas. E daqui até a estreia vamos fazer uma ativação física com eles. Gosto muito de trabalhar a marcação forte, este é o pilar do meu trabalho, mas o trabalho ofensivo vai aparecer naturalmente conforme a equipe for adquirindo entrosamento”, disse o treinador.
Adriano Kanaã vai comandar os treinos juntamente com a comissão técnica, sem descanso, inclusive aos sábados e domingos, partindo do seguinte princípio: na primeira semana de treinos haverá a divisão 4×1, sendo quatro dias de trabalho (de manhã e à tarde) para um período de descanso. Depois a sequência segue 3×1 até a plenitude da preparação física, onde consequentemente passará a ter o “2×1” e fazendo manutenção durante o campeonato.
A Copa Paulista tem estreia noroestina marcada para o próximo dia 23, domingo, às 15h, contra o Atibaia, em Americana.

AUXILIAR TÉCNICO
Adriano Kanaã vai trabalhar pela primeira vez com Gilmar Minelli, auxiliar técnico. Gilmar foi jogador de qualidade no meio-campo, tendo atuado com destaque no São Caetano, Ponte Preta, Guarani e no Corinthians de Alagoas, onde foi campeão estadual como jogador e depois como treinador. Minelli foi técnico no Murici de Alagoas, no CSA, CRB e no ASA de Arapiraca. No Corinthians de Alagoas fez uma campanha inédita onde levou o time até a 8.ª posição na Copa do Brasil de 2008. Em 2009 fez outra memorável campanha como técnico, desta vez comandando o CSA que eliminou na Copa do Brasil o Santos de Neymar, Ganso e companhia.

PREPARAÇÃO FÍSICA
O tempo é curto, o clube está ciente disso, mas o Noroeste destaca que os jogadores estão com biotipo ok para a competição, devido estarem em atividade nos últimos meses. E o novo titular da função é Guilherme de Paula, que trabalha no clube desde a sua época de estagiário, em 2011. De lá pra cá, Guilherme, que cresceu na Vila Independência, evoluiu também na Vila Pacífico. Ele trabalhou na preparação física da base em 2012 e no ano seguinte passou a ser auxiliar da função no profissional. Foi preparador físico durante quatro anos seguidos das equipes do Norusca que disputaram a Copa São Paulo, de 2014 a 2016. No profissional, assumiu a função titular no profissional na Série B do Paulista, onde o time obteve Acesso. De 2016 a 2019 seguiu como auxiliar de preparação física no profissional e, agora, recebe a oportunidade de ser responsável pelo gás do time durante a Copa Paulista, que terá trabalho integrado juntamente com o fisioterapeuta César Prando, onde a missão é fazer uso de treinos preventivos de lesão.
Fazem parte da comissão técnica também o gerente de futebol Deda, o supervisor de futebol Caio Tuler, o roupeiro Neno Silva, o massagista Jeová Rodrigues e o médico Marcelo Bressan. O treinador de goleiros deverá ser apresentado até segunda-feira. O clube também segue com assessoria de imprensa, com o jornalista Bruno Freitas, que também exerce as funções de fotografia, filmagem e redes sociais.

Igor Pimenta, ao lado dos companheiros de clube, nesta terça-feira (4)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *