Equipe de nutrição é fundamental na pré-temporada

Equipe composta por dois profissionais e quatro estudantes integram a comissão técnica e atuam em três períodos diários no time profissional

O Esporte Clube Noroeste, em pré-temporada para a Série A3 de 2020 desde o dia 5 de novembro, conta com um time completo de nutrição esportiva. Eles são responsáveis pela alimentação adequada, hidratação periódica e suplementação dos atletas. A TV Norusca traz um vídeo especial mostrando a atuação deles e os alimentos consumidos por um time profissional, que pode ser assistido via Youtube (https://youtu.be/xyZCxGlVld4).
A equipe é composta pelas nutricionistas já de carreira, Carol Bernardino e Kátia Bertuzzo, com os alunos em reta final de formação acadêmica Fábio Amano, Ana Alice Lopes, Julia Borghi e Leonardo Ferasoli.
De acordo com Fábio Amano, a equipe de nutrição é fundamental para garantir a melhor qualidade para os jogadores, na pré-temporada e durante a competição, para que eles possam render o máximo dentro de campo.

NUTRIÇÃO INTEGRA A COMISSÃO TÉCNICA
Segundo Kátia Bertuzzo, o trabalho dos nutricionistas é integrado com a comissão técnica. “Balanceamos a alimentação de acordo com a programação dos treinos. Visamos a quantidade de carboidratos, para que não falte energia para os jogadores, visamos as proteínas para recuperação muscular e evitamos frituras e gorduras. E o mais importante, eles precisam comer muita salada, para que não falte micronutrientes para que os jogadores possam dar o melhor nos treinos e posteriormente nos jogos”, detalha a nutricionista.
Ela falou que a hidratação, pelo clima de Bauru, tem que ser especial. “Eles treinam em dois períodos e a cidade é muito quente. Então há um desgaste muito grande, com perda rápida de eletrólitos no suor. Então a hidratação frequente, com água, isotônicos e malto (pré-treino) é muito necessária para evitar cãibras e lesões”, ressalta.

SUPLEMENTAÇÃO
A coordenadora da equipe de nutrição, Carol Bernardino, falou sobre o trabalho de suplementação no futebol de alto rendimento. “Utilizamos com eles aminoácidos relacionados a melhora de desgaste muscular e diminuição de catabolismo proteico, já que os exercícios deles exigem muito disso. Utilizamos bicarbonato para diminuir a acidez da massa muscular, a cafeína para diminuir a percepção do esforço, usamos o whey protein e maltodextrina. Tudo para fornecer os nutrientes necessários para que toda a musculatura seja sempre regenerada e não falte nenhum tipo de nutriente para eles”, explica.

SÉRIE A3
O Norusca vai estrear no dia 25 de janeiro, um sábado, às 15h, contra o São Bernardo, na casa do adversário. Na segunda rodada, o Norusca estreia em casa contra o rival Marília, dia 29 de janeiro, quarta-feira, às 19h30. A maioria dos jogos do Alvirrubro no Estádio Alfredo de Castilho será às 16h de domingo. Haverá dois jogos em casa às quartas-feiras, dois aos sábados e quatro aos domingos. Os confrontos podem ser vistos em www.ecnoroeste.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *