Noroeste investe em análise de desempenho

Noroeste investe em análise de desempenho

Reestruturação da base, com avaliações e estatísticas, já fazem os times do sub-15 e sub-17 liderarem o grupo 3 do Paulista de forma invicta

Por Bruno Freitas

Com a não participação da Copa Paulista deste ano, por motivos financeiros, já que a diretoria do clube optou por direcionar o foco na quitação de dívidas trabalhistas da administração anterior, o que vem movimentando o Estádio Alfredo de Castilho é a ótima campanha dos times sub-15 e sub-17 do Noroeste no Campeonato Paulista. E um dos fatores que propicia este resultado positivo é a presença no clube de um profissional especialista em análise de desempenho dos atletas.

Alexandre Moretti Moriconi, 27 anos, é de São Paulo e foi trazido à Bauru pelo diretor de futebol profissional e coordenador técnico da Base, Émerson Carvalho, para fazer o trabalho quantitativo e qualitativo de cada jogador e colaborar com o projeto de reestruturação do clube, em criar um padrão de jogo que vai desde a base até o profissional, em médio a longo prazo.

Hoje, pela campanha que o sub-15 e sub-17 vêm fazendo no Paulista, é possível observar que o trabalho já começa a trazer resultado. Ambas as equipes lideram o grupo 3 de forma invicta, com três vitórias e um empate. A garotada de ambas as categorias têm ainda a melhor defesa e o melhor ataque neste início de competição entre os oito clubes da chave. E um dos pontos mais significativos que traz estes resultados, feito em conjunto com toda a comissão técnica, é o dever de casa que o clube tem feito, com dados dos jogos anteriores e características dos próximos adversários.

O que faz um analista de desempenho

Graças ao trabalho de Alexandre Moretti Moriconi, as duas equipes irão a campo já sabendo como o sub-15 e sub-17 do Botafogo de Ribeirão Preto jogam. Isso aconteceu também antes da última partida, contra a Matonense, onde o clube obteve duas vitórias. O analista traça o perfil de comportamento dos adversários e do próprio time, para mostrar para os técnicos e jogadores o que precisa ser corrigido e o que precisa ser exaltado e mantido. No caso do adversário, a comissão técnica inteira vê quais jogadores devem ficar com a atenção redobrada no jogo.

Alexandre filma os jogos e separa lance por lance, de jogador por jogador, para fazer análise individual, mas também faz isso coletivamente, na saída de defesa, saída ao ataque, contra-ataque, transições, sempre levando em consideração o tempo, o posicionamento, ação, reação entre outros detalhes. “Nós analisamos o desempenho individual e coletivo dos nossos jogadores da última partida que entramos em campo e comparamos isso com jogos anteriores para alcançarmos evolução nos subsequentes e estabelecermos o modelo de jogo do Noroeste. Fazemos isso de uma maneira muito detalhada. Para citar um exemplo, pegamos um meio-campo nosso, onde não podemos citar o nome e a categoria por uma questão de sigilo e estratégia, nós pegamos os vídeos dele, dos quatro jogos que fizemos até aqui, e percebemos que o atleta tem uma característica de verticalizar as jogadas, e isso é muito bom, contudo, algumas vezes percebemos que o garoto exagera e chamamos a atenção nisso, para ele se ver, se policiar e corrigir”, explica Alexandre. O analista ainda acredita que o desejo do clube, a longo prazo, é formar um estilo próprio e característico do Norusca e isso subir da base ao profissional junto com eles. “Queremos um legado e uma identidade de jogo que vai desde o sub-11 ao profissional”, ressalta.

Próximo jogo

As equipes do sub-15 e sub-17 do Noroeste voltam a campo neste sábado (7), às 9h15 e 10h45, respectivamente, para jogo decisivo contra o Botafogo de Ribeirão Preto. A vitória de ambas as categorias vale a permanência na liderança isolada do grupo 3 do Paulista. Ambos os times do Norusca têm 10 pontos, sendo obtidos em três vitórias e um empate. O Botafogo é o vice-líder de ambas as idades.

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Fatal error: Uncaught exception 'wfWAFStorageFileException' with message 'Unable to verify temporary file contents for atomic writing.' in /home/noroeste/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:46 Stack trace: #0 /home/noroeste/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(567): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/home/noroeste/...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig() #2 {main} thrown in /home/noroeste/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 46